![]() |
Dep. Ana do Carmo e Marcos Lula do PT |
São Bernardo do Campo poderá se tornar uma Estância Turística
A deputada estadual Ana do Carmo (PT) protocolou um projeto de lei junto à Assembleia Legislativa para o reconhecimento de São Bernardo como Estância Turística do Estado.
A proposta encaminhada à Mesa Diretora do Legislativo estadual aponta atrativos do município "de natureza histórica, artística e dos recursos naturais e paisagísticos de São Bernardo", conforme cita o texto da propositura.
O texto apresentado é de indicação do ex-diretor de Turismo e Eventos da prefeitura de São Bernardo, Marcos Lula. Ele apresentou o conteúdo do programa à deputada, que fez o encaminhamento legal do projeto de lei para aprovação dos deputados em plenário.
"É uma ação muito importante porque a gente ainda não vê São Bernardo como uma cidade turística. Caso seja aprovada, vai mudar a forma como a cidade é vista em todo o país", afirmou Marcos Lula.
Na Casa, o projeto ainda deve vai tramitar por três comissões da Casa, até a possibilidade de entrar em votação.
Projeto
"Fico feliz pelo projeto que tem como origem o trabalho desenvolvido pelo Marcos (Lula). Vamos trabalhar muito na Assembleia para que ele seja aprovado", disse Ana do Carmo. Na região do ABC, apenas Ribeirão Pires possui o título de Estância Turística.
Estância turística
É um título concedido pelo governo do estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Devem dispor de infra-estrutura e serviços dimensionados à atividade turística. Os municípios com este status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo.

Está localizada a 22 km do centro de São Paulo, a 50 Km do Porto de Santos, a 45 Km do Aeroporto Internacional e a 18 km do Aeroporto de Congonhas. Cruzam seu território as rodovias Anchieta, Imigrantes, Índio Tibiriça e Rodoanel.
No coração do maior parque industrial da América Latina, representado pelo Grande ABC, a cidade de São Bernardo do Campo tem PIB superior a alguns Estados do País, fazendo do turismo de negócios a primeira atividade turística imediatamente associada com a cidade. Conhecida como a capital do automóvel, da indústria e do novo sindicalismo, a cidade é o berço político do ex-Presidente Lula. Mas São Bernardo tem muito mais a ser descoberto!
Vale à pena conhecer a São Bernardo do Campo histórica. Fundada em 1553, a região estava na rota dos tropeiros no período colonial. São símbolos dessa época a Casa de Pedra e a Calçada do Lorena, localizados na Estrada Velha de Santos. Ambos são ícones do patrimônio histórico e, por isso, são tombados em âmbito estadual e municipal.

O município possui um dos maiores espelhos d'água do país: a Represa Billings (maior reservatório artificial da América Latina), que é adequado para esportes e passeios náuticos. Nela está o Parque Estoril, que une a beleza da flora e da fauna da Mata Atlântica com as águas da represa e possui diversos atrativos como teleférico, pedalinhos, tirolesa, arborismo, canoagem, passeios de escuna, fazendinha, pista de bike, zoológico e centro de eventos.
Com larga extensão de área da Serra do Mar, São Bernardo do Campo também é o lugar ideal para a realização do ecoturismo, por meio de trilhas, caminhadas, contemplação e esportes radicais.
História, negócios, lazer e belezas naturais: Descubra São Bernardo do Campo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário